ELA É IANSÃ




IANSÃ




COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA CANTORA: 
ULI COSTA ( Vocalista da Banda Sandália de Prata )


ELA É IANSÃ
Paulinho Cuíca / Pablo Souza


Ela vem!...Deslumbrante e vestida pra guerra
Ela vem!...Carregar os êguns dessa terra
Ela vem defender iaô
Com escudo e espada em mãos
Epa Hei! Iaba que vem,ela é Iansã

Ê minha mãe!...ê minha mãe!                 (refrão)
Ê minha mãe!...Epa Hei!                                (bis)


A deusa guerreira que reina no meu caminhar
Me traz esperança,alento e acalma o meu coração
Ela faz e acontece, num raio faz o céu se rasgar
Todo mundo respeita, pra ela se deita ao surgir o clarão

Ê minha mãe!...ê minha mãe!                 (refrão)
Ê minha mãe!...Epa Hei!                                (bis)


O vento vem forte e comanda a sorte do meu bem viver
E me cobre de cobre me sinto tão nobrepara te saudar
O afefé arrepia, trazendo alegria, a paz prazer
Iansã me protege,me benze,me rege,Obrigado minha mãe!









HISTÓRIA DA MÚSICA:

Após sentir a Força e o Axé  desta grande Orixá e ver ela deixar em transe mais de dez filhas de uma só vez , não deu outra, na ida pra casa esta primeira me veio amanheci com ela na cabeça e assim foi por muitas semanas definindo as palavras, até que um dia encontrei com o Pablo em uma roda de samba então em meio a conversa passei esta pra ele terminar, e mais uma vez ele foi muito feliz em sua criação " pegou de primeira e fez um golaço de placa "e  para o bem e solidez de nossa parceira em 10/12/2007  nasceu esta música . 

TRADUÇÃO DE PALAVRAS USADAS NA LETRA:

EGUNS: Espíritos dos mortos, Almas que já se foram, mas em outras nações do Candomblé é cultuado como divindade muito poderosa.
EPA HEY:" Salve a Senhora Coroada" " Salve a senhora dos grandes ventos"
AFEFÉ: Ventania, ventos de Iansã.



Quando eu acompanhava o cantor Marquinho Dikuã em seu inicio de carreira no inicio de 2000 conheci Uli Costa que sempre participava das apresentações dele , dai iniciou -se uma bonita amizade e sintonia musical e alguns trabalhos com essa maravilhosa cantora a qual sou muito fã também,pois a sua voz sobra em tudo que é gênero musical que interpreta.
Por este motivo a convidei para participar do Ajeunman interpretando a música "Ela é Iansã (Paulinho Cuíca/Pablo Souza) sobre a direção musical e arranjos do músico Charlie Dief e ela pra minha felicidade aceitou.
Daí enfim nossas agendas e compromissos nos permitiram e chegara o dia da gravação no estúdio HRM do Técnico Hildo Rodrigues na rua Igupiara 65 , Parque Boa Esperança em São Matheus.
Foi num dia no meio da semana em horário de pico terrível no final de tarde pra noite que nos encontramos no metrô Penha após um tremendo sufoco para embarcar no metrô, pegamos então dois ônibus para chegar no estúdio, daí já em gravação após algumas passagens mesmo com o tom da música baixo a Uli concluiu com êxito a sua participação faixa do Ajeunman em homenagem a Yabá Iansã , Epa Hei Iansã!!!



2 comentários: