ATABAQUES NO EJICÁ

IEMANJÁ


PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA CANTORA E COMPOSITORA:
 JANAÍNA REY

ATABAQUES NO EJICÁ

( PAULINHO CUÍCA )                                        21/11/08

NO DESESPERO ME DEU VONTADE DE ME ACABAR
ENTREI NO MAR
NA PRIMEIRA ONDA ROLOU MEU PRANTO
SENTI O MAR ME EMPURRAR
FAZER-ME AJOELHAR
PUDE ESCUTAR... YAMASSÊ CANTAR


IEMANJÁ,MÃE DE TODOS OS ORIXÁS
RAINHA DAS ÁGUAS REGE A TODA A CRIAÇÃO
TRAZ PRA TODA A FAMÍLIA O BEM
E A DEFENDE DO MAL TAMBÉM
QUANDO DESCE NO ILÊ VEM PRA TRAZER A UNIÃO...  ( EDÚIA)
ATABÁQUES EM FRENTE AO MAR TOCAM NO EJICÁ    ( EDÚIA )
PRA SEUS FILHOS CANTAR,SAUDAR ACURÁ E SOBÁ( EDÚIA )
QUANDO ELA VÊ SEU MANTO A PERFUMAR E FLORAR ( EDUIA)
IEMANJÁ SE LEVANTA E ATENDE A QUEM MAIS PRECISAR



Janaína Rey é de um tipo de cantora que surge na música brasileira de século em século, quem já ouviu cantar principalmente ao vivo pode confirmar o que escrevo aqui.
Tive o imenso de conhecê-la na Rádio Nacional em uma das series de entrevistas, eventos e apresentações que a Instituição Cultural Sp em Retalhos fez na cidade do Rio de Janeiro em 2011, daí por diante na cidade de São Paulo a qual residimos em outras diversas apresentações da mesma instituição cultural nos encontramos e firmamos a nossa amizade e por esse motivo a convidei para participar cantando junto comigo a música "Atabaques no Ejicá (Paulinho Cuíca)" do Cd  Ajeunman com a direção musical e arranjos do músico Charlie Dief e pra minha felicidade ela aceitou de primeira.
Enfim nossos compromissos permitiram e chegamos no Estúdio do Técnico Hildo Rodrigues  na Rua Igupiara 65 ,Parque Boa Esperança em São Matheus .
Detalhe! neste dia Janaína ainda vinha se recuperando de uma forte gripe falava com dificuldade mas quando entrou na cabine de gravação a sua bela voz deu conta do recado , e pra quem ouve a faixa em que ela participou já na introdução com o violino não acredita que ela estava mal de saúde rsrsrs
Erùia Iemonjá !!!



HISTÓRIA DA MÚSICA:
Me lembrado de uma fase triste em que ao ver o final de uma longa vida conjugal em que eu tinha que seguir em minha vida e ao mesmo tempo deixar as pessoas com que eu convivia bem, não vendo solução imediata caí em depressão e cheguei a pensar em me dar um fim, mas ela olhou por mim no Ilê (terreiro,o qual eu sempre frequentei ) me levantando,e me dando firmeza para seguir adiante ,resolver os problemas e me dando maturidade, assim revigorado em minha fé e com o Axé de Iemanjá no final do ano de 2008 compus esta música.

TRADUÇÃO DE PALAVRAS USADAS NA LETRA:

EJICÁ: Toque específico para Iemonjá na praia  e até hoje tocado pelo terreiro dos Gantóis ( terreiro de Mãe Menininha ) na Bahia.

YAMASSÊ: Nome dado a qualidade de Iemonja a qual é mãe de Xangô.

ILÊ: Casa ou templo no qual se cultua a religião do Candomblé, Terreiro ,Casa de Santo.

EDÙIA: ou ERÙ-IYÁ: Saudação a Iemanjá , "

ACURÁ: Qualidade de Iemonjá , vista como uma jovem alegre que brinca nas águas tranqüilas do mar.

 SOBÁ: Qualidade de Iemonjá.vista com a mais velha e brava de todas as outras, quando o mar esta em fúria afundando tudo em sua frente é a cólera de Sobá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário